Você sabe o que é essa nova lei e como ela pode te proteger na hora de comprar online?
Desde o início da pandemia, se tornou cada vez mais comum realizar compras online, inclusive, o Brasil é o país da América Latina que mais registrou crescimento das compras pela internet, conforme a consultoria Kantar.
Mas como garantir a segurança dos consumidores na internet? Com finalidade de aumentar a proteção das pessoas, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada no final de 2018, entrou em vigor a partir de setembro de 2020.
Você sabe conhece a importância da LGPD na hora de fazer as suas compras online? Separamos tudo o que você precisa saber!
Afinal, o que é LGPD?
O ponto-chave da lei é que ela define o que são dados pessoais e classifica cada tipo de informação e determina como eles devem ser protegidos. Além disso, regulariza o uso e aplicação desses dados pelas empresas.
Quando você aceita os cookies de um site, por exemplo, permite que o site colete alguns dados seus e, com a LGPD, a lei garante a exclusão dos seus dados, revogação do consentimento e outras ações caso solicitado pelo usuário.
É uma forma de proteger todas as pessoas, para que elas possam navegar e comprar online com maior segurança.
O que muda para quem comprar online?
Sempre que você realiza uma compra online, alguns dados são solicitados a fim de realizar a entrega, a empresa também pode continuar o contato com você através de promoções enviadas por e-mail e outros benefícios para pessoas que já são clientes.
A LGPD protege o consumidor nesse sentido, ou seja, o estabelecimento precisa sempre deixar bem explicado qual a finalidade dos dados e solicitar o consentimento do usuário, também deve excluir todos os dados caso seja solicitado pela pessoa que os cedeu e veta o compartilhamento deles.
Portanto, um site que vende online e segue as diretrizes do LGPD deve ter:
- Política de cookies: o e-commerce deve informar que recolhe cookies, quais são e qual a finalidade deles, o visitante deve conceder consentimento;
- Política de Privacidade: isso precisa estar sempre atualizado e deve informar quais dados recolhe, qual o fim deles, quem é o responsável pelo recolhimento e instruções de como o usuário pode solicitar a exclusão dos dados;
- Se houver interesse do usuário em receber newsletter, promoções e outros benefícios por e-mail ou outro meio, deve ter seu consentimento antes;
- Ter o link para políticas no rodapé de todas as páginas.
E as pessoas que vendem online?
Pessoas que vendem online e tratam seus clientes com humanidade e respeito não devem encontrar alguns desafios ao se adequar as novas exigências, porém não serão prejudicados na hora da venda.
Afinal, quem tem a cultura de respeitar outras pessoas e aplica isso no seu negócio, não vai se preocupar com uma lei que serve para proteger a todos, não é mesmo?